Como preparar um ótimo café expresso em casa?
Qual a diferença entre torrar café para filtro e para expresso? Porque é que os sites de cafés de especialidade separam sempre estas duas categorias? E, claro, como obter o melhor sabor ao preparar um expresso em casa?
Pode parecer simples — moer os grãos, colocar o filtro e premir um botão. Mas, na realidade, o expresso é uma das bebidas de café mais complexas de preparar, exigindo tempo e prática para dominar. Escolher os grãos certos, moê-los corretamente, manter o equipamento limpo, utilizar a temperatura adequada, dosear corretamente e controlar o tempo de extração são fatores cruciais.
Vamos analisar os principais fatores que todo o amante de café expresso deve conhecer.
➡️ Grãos e Torrefação
Os sites especializados em café categorizam sempre os grãos para expresso e para métodos de preparação filtrados, e esta distinção existe por uma razão. Os grãos para expresso são torrados mais escuros para criar um café mais rico e encorpado em comparação com os cafés filtrados.
Se utilizar grãos torrados para filtro para fazer expresso, pode não ficar satisfeito com o resultado. O café pode tornar-se demasiado aguado e ácido, não revelando todo o seu potencial.
➡️ Dosagem e Granulometria do Café
Outro fator importante é a quantidade de café que utiliza.
A dose ideal depende das suas preferências de sabor e da capacidade do seu porta-filtro. A maioria das máquinas de expresso vem com dois cestos, e recomendamos que comece com 18 g de café — este é o padrão que usamos no nosso café. Claro que pode experimentar para descobrir o que funciona melhor para si!
A moagem deve ser fina, semelhante à textura da areia de uma praia tropical. Se não tiver a certeza de como ajustar a moagem, visite-nos em:
📎Av. 25 de Abril de 181, Cascais
📎 Rua Porto Alegre, 2A, Oeiras
➡️ Distribuição uniforme das camas de café
Uma regra crucial que não deve ignorar: a água deve fluir uniformemente através do pó de café para extrair todos os sabores de forma adequada.
No mínimo, dê ligeiras pancadinhas no porta-filtro para nivelar a superfície antes de compactar o café. A sua máquina de expresso vem provavelmente com um compactador de plástico, mas para obter um disco de café mais consistente, recomendamos que invista num compactador de metal. A maioria dos compactadores padrão tem 58 mm de diâmetro, mas certifique-se de verificar o tamanho do seu porta-filtro.
➡️ Temperatura e pressão da água
Nem todas as máquinas de café expresso domésticas permitem o controlo da temperatura, mas se a sua o permitir, ajuste-a para um máximo de 96°C.
Depois, ajuste-o de acordo com o seu gosto — se o seu café expresso estiver demasiado ácido, aumente um pouco a temperatura. Se estiver muito amargo, diminua-a.
Se está a pensar comprar uma máquina de café expresso, certifique-se de que esta tem uma pressão máxima de 16 bar.
➡️ Proporção água/café
A receita mais clássica de café expresso segue uma proporção de 1:2 — ou seja, por cada 1g de café, extraem-se 2ml de café expresso.
Assim, se utilizar 18g de café moído, o seu expresso final deverá pesar cerca de 36g.
Na nossa secção de Espresso , encontrará seis opções diferentes de café, incluindo a nossa mais recente adição — o Brazil Chapada , proveniente diretamente da Fazenda Bagagem, no Brasil.
Se é fã dos lotes desta quinta (como o Peaberry), recomendamos vivamente que experimente este novo lançamento. Tem um perfil rico em nozes com notas profundas de chocolate — imagine chocolate com nozes, mas, neste caso, é mais como nozes com chocolate!
Pode encomendar para entrega ao domicílio ou recolha na loja, e avisaremos quando o seu pedido estiver pronto! 🚀
Deixe um comentário